Apagão afeta Acre, Rondônia e uma cidade do Mato Grosso

Na Tarde desta quinta-feira (22), um apagão deixou três estados sem distribuição de energia elétrica. De acordo com a Energisa, concessionária responsável, cerca de 218 mil consumidores foram afetados apenas no Acre.

Em Rio Branco, Capital do Acre, bairros tiveram o reestabelecimento a partir das 18h (horário local).

Em Rondônia, cidades como Ji-Paraná e Pimenta Bueno a energia voltou, já na Capital, Porto Velho, a energia segue instável até a publicação desta reportagem, afetando cerca de 500 mil pessoas.

Em Nota o Operador do Sistema Elétrico (ONS), confirmou a causa do desligamento do sistema:

“Houve perda do sistema de transmissão em corrente contínua do Complexo Madeira, além do sistema de transmissão em 230 kV que interliga os estados do Acre e Rondônia ao SIN [Sistema Interligado Nacional]”

Consequências do Apagão

Em Rio Branco, Capital do Acre duas funcionárias da prefeitura ficaram presas no elevador do edifício por 40 minutos. O Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer o resgate. Escolas liberaram alunos mais cedo por conta das altas temperaturas em sala de aula. A Falta de energia ainda prejudicou os semáforos da cidade e fornecimento de internet, provocando grande instabilidade nos serviços.

Já Rondônia, registrou casos semelhantes. Repartições públicas foram as mais afetadas por falta de geradores. Escolas também liberaram estudantes antes do horário previsto.

Texto: João Otávio Carvalho | Imagem: Agência Brasil

Pular para o conteúdo