O Novo Ensino Médio, implementado em 2022 trouxe consigo a promessa de maior preparação para o mercado de trabalho visando foco na escolha do itinerário, onde, os estudantes tem algumas matérias de base fixas e as outras à escolha do estudante. A ideia da modernização do ensino médio trouxe grandes expectativas para os estudantes que entraram no ensino médio no ano de 2022, porém, essas expectativas foram quebradas ao ver o funcionamento na prática, “na minha opinião o novo ensino médio acabou com as expectativas do estudante em relação ao ENEM, porque foram cortadas muitas matérias importantes que caem na prova, minha expectativa para o novo ensino médio era poder repor todas as matérias perdidas por causa da pandemia” diz a estudante Ana Clara Carvalho do Terceiro ano da Escola Técnica Estadual Arnulpho Mattos, “ eu esperava que fosse mais fácil, mas as matérias técnicas puxam muito. E que as matérias que a gente precisava para o ENEM fossem passadas, mas foram tiradas justo no terceiro ano, como Química, física, filosofia…” diz a estudante Giovana Brunoro do Terceiro ano da Escola Técnica Estadual Arnulpho Mattos.
O Novo Ensino Médio é um sistema que está presente na grade de escolas públicas estaduais tanto de ensino médio regular quanto de ensino técnico integrado, afetando mais o sistema regular, já que, o técnico integrado ainda conta com menos eletivas e mais matérias técnicas, no ensino regular há uma grande quantidade de eletivas e outros tipos de novas matérias como. Diante desta situação surgiu o movimento da “revogação do novo ensino médio”, movimento onde estudantes e até mesmo profissionais da educação pedem o encerramento desta implementação, “um projeto de lei protocolado na última terça-feira (16) na Câmara dos Deputados prevê a revogação do modelo do Novo Ensino Médio e a substituição por um modelo diferente, que privilegia a Formação Geral Básica (FGB, que inclui as disciplinas tradicionais, como Língua Portuguesa e Matemática) em detrimento do itinerários formativos que, em tese serviriam para oferecer aos estudantes aprofundamento em áreas específicas.”
Em 2025 existe previsão da implementação de um outro novo ensino médio, que conta com mais matérias de base e menos matérias com base em itinerários e eletivas. A divisão entre as disciplinas obrigatórias, as optativas e de aprofundamento de conhecimento em áreas específicas serão mais abrangentes, a partir de 2025 os alunos do ensino médio vão ter disciplinas novas e mais horas de ensino obrigatório, a nova reforma do ensino médio já havia sido aprovada na Câmara dos Deputados em março de 2024.
Texto: Julia Nunes | Imagem: Gabriel Jabour/Agência Brasília