Com informações de Felipe Moraes
Thiago Moraes Pereira Pimenta, conhecido como “Panda”, irmão de Fernando Moraes — o “Marujo”, um dos líderes da facção criminosa Primeiro Comando de Vitória (PCV) —, morreu na madrugada desta quinta-feira (17), aos 26 anos. A informação foi confirmada pela Secretaria da Justiça do Espírito Santo (Sejus).
Detento da Penitenciária de Segurança Máxima II (PSMA II), em Viana, Panda estava internado desde o dia 31 de março em uma unidade hospitalar da Região Metropolitana da Grande Vitória, para tratamento de um câncer. “Esse ano foram muitas idas e vindas no hospital”, disse o advogado do interno, destacando o estado de saúde debilitado nos últimos meses.
A morte foi registrada durante a internação, conforme nota da Sejus: “A Secretaria da Justiça (Sejus) confirma o óbito, registrado na madrugada desta quinta-feira (17). O detento estava internado em unidade hospitalar desde o dia 31 de março, para tratamento médico, tendo a morte registrada durante a internação”.
Thiago ganhou notoriedade após romper o monitoramento por tornozeleira eletrônica em 2024, quando o Estado perdeu contato com o equipamento. Ele foi recapturado em julho daquele ano, durante uma operação conjunta entre a Polícia Civil (PCES) e a Polícia Penal (PPES), na casa da família, no bairro Bonfim, em Vitória — o mesmo local onde seu irmão, Marujo, foi encontrado escondido em um buraco na parede meses depois.
A despedida de Thiago Moraes foi marcada por uma homenagem com versículos bíblicos e mensagens de despedida de amigos e familiares nas redes sociais.